10 Passos de Como Estudar Para um Concurso Público

Separamos aqui 10 passos de como estudar para um concurso público para ajudar aos concurseiros que tem dúvida de como fazer a preparação de forma eficaz.
Os passos citados a seguir tem como base o estudo antes da saída do edital, que é o mais recomendado e aumenta suas chances de conseguir ser aprovado num concurso público. Confira.

1 – Organização do tempo

Um dos primeiros passos de como estudar para um concurso público é fazer a organização do tempo que tem para poder dedicar aos estudos. Analise tempo gasto com coisas que poderiam ser deixadas para depois, como sair para o cinema com os amigos ou jogar conversa fora numa lanchonete, tudo isso pode ser feito depois que você conseguir sua aprovação no concurso público e conquistar o cargo sonhado. Esse passo é importante para otimizar a rua rotina e conseguir criar um plano de estudos focado. Lembre-se de descansar de 5 a 15 minutos logo após 1 ou 2 horas de estudos.

2 – Organize seu espaço de estudos

É extremamente importante estudar num local que te deixe confortável e livre de distrações, assim é possível manter o foco e a concentração e ter melhores rendimentos nos seus estudos. O ambiente ideal deve ser bem iluminado e com espaço suficiente para que você se acomode e possa colocar seus livros ou apostilas. Descubra o que te deixa mais focado e empenhado em estudar: é um local silencioso e arrumado? Ou será um espaço com música de fundo?

3 – Estudar antes do edital

Muitos concurseiros podem dizer que é difícil saber quais as disciplinas antes de sair o edital, mas é possível sim ter uma base dos assuntos que serão cobrados. Para isso você pode estar analisando os editais anteriores desse mesmo concurso público e vendo quais as matérias mais foram cobradas e, assim, poder criar o seu plano de estudos. Estudar antes do edital é importante, já que, quando ele sai, o espaço de tempo para estudos é bem curto.

4 – Disciplinas para se estudar

Agora que você já sabe quais disciplinas deve estudar, faça uma distribuição das disciplinas e horários que irá dedicar para cada uma delas, de modo a estudar mais as que você tem maior dificuldade e sempre revisar as que já tem certo domínio.

5 – Estudar e praticar

Estudar e praticar faz com que a matéria se fixe em seu cérebro de modo natural, por isso, sempre que estudar algum assunto, em seguida pratique com algum simulado ou online, por exemplo, ou mesmo com provas anteriores.

6 – Revisar o que foi estudado

Conforme você vai estudando, a matérias vão se acumulando e pode acontecer de muitos assuntos acabarem caindo no esquecimento, surgindo a necessidade de se fazer uma revisão periódica. A revisão faz parte do que muitos concurseiros costumam chamar de “tripé da aprovação”, ajudando a reforçar um assunto que já foi estudado antes, aumentando o seu progresso e suas chances de passar num concurso público.

7 – Faça resumo dos assuntos estudados

Mais um dos passos importantes de quem está buscando como estudar para um concurso público são os resumos, pois, com a ajuda deles você consegue manter o foco apenas nos assuntos importantes e que estarão presentes nas prova e, assim, otimizar seu tempo.

8 – Trabalho duro, foco e diálogo

Um grande problema de muitos que estão se preparando para um concurso público é conseguir manter o foco e não desanimar, já que muitas vezes seus familiares e amigos não entendem o seu esforço e dedicação nos estudos e podem, as vezes sem intenção, colocá-lo para baixo ou mesmo distraí-lo. É importante que você estude pesado, se quer melhorar suas chances de seguir na carreira pública, logo, converse com seus amigos e familiares e mostre que o seu futuro está em jogo e precisa do apoio e da compreensão deles nesse momento. Todo apoio é necessário.

9 – Alimente-se bem

Um dos passos importantes de quem quer ser aprovado num concurso público é alimentar-se bem, já que o que você come tem um impacto significativo nos seus níveis de energia, foco e concentração. Por isso mantenha-se longe de fast foods. Opte por alimentos saudáveis e que ajudem a melhorar sua memória e concentração, tais como: castanhas, nozes e sementes, seja durante os estudos ou no dia que for fazer a prova.

10 – Tenha boas noites de sono

Se você não dormir bem, seu desempenho nos estudos e durante a prova será bastante baixo, isso porque, além do seu corpo estar cansado, o seu cérebro também estará e isso afetará sua concentração, seu ânimo, foco, etc. Então lembre-se de dormir, pelo menos, 8 horas por dia para poder ter energia para estudar melhorar e fazer uma excelente prova.

Gostou do Artigo? DESCUBRA como um Jovem com apenas 22 anos, ser aprovado e NOMEADO em 10 Concursos Federais.

Clique Aqui!